Pio XII



 
Participações em eventos
Pibidianas: Karen Lapuente Souza, Graciela Vieira Nunes, Priscilla Barcellos Sabetta, Michelle Hernandes e Letícia Martins dos Santos

Geral

Participações no I SIEIF, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM REGIÃO DE FRONTEIRA: CONCEPÇÕES E PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO, como organizadoras as pibidianas, Michele Hernandes, Priscila Barcellos Sabetta, Graciela Vieira Nunes, Letícia Martins do Santos, e como organizadora e apresentadora de trabalho, a pibidiana Karen Lapuente Souza, realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2013 na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão/RS, com carga horária total de 60 horas.

Resumo em anexo:



______________________

Participações no I SEMINÁRIO BINACIONAL DE ESCOLAS TÉCNICAS E.M.E.B. LAURO RIBEIRO, como apresentadores de trabalhos, os pibidianos,  Karen Lapuente Souza, Letícia Martins dos Santos e Murilo da Silva Caetano, realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2013, na Escola Municipal de Educação Básica Lauro Ribeiro, Jaguarão/RS, com carga horária de 20 horas.

Tema de apresentação: Educando para sustentabilidade

__________________

Participações no evento V SIEPE, SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, como ouvinte a pibidiana Karen Lapuente Souza e como apresentadoras de trabalhos as pibidianas Priscila Barcellos Sabetta, Graciela Vieira Nunes, Michelle Hernandes e Letícia Martins dos Santos, realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, na Unipampa, Campus Bagé/RS.


Resumos em anexo:  

Graciela Nunes



______________________

         Obtiveram-se presentes na organização do evento de Educação no Campo Sifedoc, nos dias 3, 4 e 5 de outubro sediado na Unipampa, as bolsistas Priscila, Thamires, Luana Thalita e Graciela.

______________________

         No dia 26 de Novembro, terça feira foi desenvolvido pelas bolsistas do Pio XII uma contação de história na 1º FALA (Feira Alternativa de Literatura e Arte), na Praça Alcides Marques, onde as bolsistas iniciaram a contação com a história “Um reino encantado por um triz”, onde marcou presenças inúmeras turmas dos Anos Iniciais de Escolas do município.


Individualmente

Participação em evento
Karen Lapuente Souza

Participação no I SIEIF, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM REGIÃO DE FRONTEIRA: CONCEPÇÕES E PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO, realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2013 na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão/RS, com carga horária total de 60 horas.como organizadora e autora do trabalho "Atividade Interdisciplinar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental".

Resumo em anexo:

Participação de evento
Michelle Hernandes


Participou V Salão internacional de ensino pesquisa e extensão (UNIPAMPA- Bagé), como ouvinte e apresentadora de trabalho intitulado Trabalhando os tipos de solo na educação infantil orientado por Jane Schumacher

Participou da 12° Mostra de produção universitária (FURG- Rio Grande) como apresentadora do trabalho intitulado Custume das diferentes zonas.

Particou como ouvinte do 1° SIFEDOC (UNIPAMPA- Jaguarão).

Atuou no 1° SIEF (UNIPAMPA- Jaguarão),
como ouvinte e organizadora.

Admibistrou junto com as bolsistas Karen, Priscila, Graciela e Leticia uma contação de história na 1° Feira de Arte e Literatura Alternativa.


Participações em Eventos

Bolsista Graciela Vieira Nunes

v Atuou como participante na Oficina de Brinquedos Reciclados em 18 de Abril de 2013, Unipampa campus Jaguarão.

v  Atuou como organizadora no I Fórum de Educação Ambiental da Região de Fronteira, 19 e 20 de Abril de 2013, Unipampa campus Jaguarão – Organização.

v  Atuou como ouvinte e participante no 4° Seminário intrapibid: O PIBID e as transformações na sala de aula de licenciatura – Ouvinte.

v  Atuou na organização e como ouvinte no I SIELF.

v  Atuou como organizadora no II SIFEDOC- Seminário Regional de Educação do Campo.

v  Participou como apresentadora de trabalho no V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), como os resumos: A Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Pio XII do município de Jaguarão e Concursos Ideias para nosso Meio: Uma atividade diferente e democrática em sala de aula.

v  Administrou junto com as bolsistas do Pio XII, Karen, Michelle, Priscila e Leticia, uma contação de história na primeira 1º FALA (Feira Alternativa de Literatura e Arte), na Praça Alcides Marques.

______________________

Participação em eventos
Bolsista Priscila B. Sabetta

- II Curso de Formação de Brinquedistas, de 04 à 08 de fevereiro de 2013, Capão da Canoa- RS.


- Ministrante da Oficina de Brinquedos Reciclados, 18 de Abril de 2013, Unipampa campus Jaguarão.


- I Fórum de Educação Ambiental da Região de Fronteira, 19 e 20 de Abril de 2013, Unipampa campus Jaguarão – Organização.

- Ministrante da Oficina Básica de Brinquedistas, 12 de Março de 2013, Unipampa campus Jaguarão.

- Oficina “Da leitura a produção de Histórias em quadrinhos: Uma proposta interativa”, 29 de Maio de 2013, Unipampa Campus Jaguarão – Participante.

- Palestrante da 1° Conferência Municipal do meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos, 26 de julho de 2013, Centro Cultural Basílio Conceição – Arroio Grande -RS.

- III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica – Univates -13 a 15 de Junho – Lajeado. A necessidade de se trabalhar Educação Ambiental nas Séries Iniciais; Jogo da Velha questionável: Uma proposta Pedagógica; Charada Teórica: Brincando através da Educação Ambiental – Autorias: Letícia Martins, Luana Peres, Patrícia Crespo, Priscila Barcellos e Jane Schumacher.

- I Edição de Concurso Cultural – Câmara de Vereadores – Organização – Jaguarão 15 de Julho de 2013.

- 4° Seminário intrapibid: O PIBID e as transformações na sala de aula de licenciatura – Ouvinte.

- 1° SIEIF – Ouvinte – Organização.

- II SIFEDOC- Seminário Regional de Educação do Campo – Organização.

_______________________________


Participação em Eventos

Bolsista Letícia Martins dos Santos


- II Curso de Formação de Brinquedistas, de 04 à 08 de fevereiro de 2013, Capão da Canoa- RS.

- Ministrante da Oficina de Brinquedos Reciclados, 18 de Abril de 2013, Unipampa campus Jaguarão.

- I Fórum de Educação Ambiental da Região de Fronteira, 19 e 20 de Abril de 2013, Unipampa Campus Jaguarão – Organização.

- Ministrante da Oficina Básica de Brinquedistas, 12 de Março de 2013, Unipampa campus Jaguarão.

- Palestrante da 1° Conferência Municipal do meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos, 26 de julho de 2013, Centro Cultural Basílio Conceição – Arroio Grande -RS.

- III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica – Univates -13 a 15 de Junho – Lajeado. A necessidade de se trabalhar Educação Ambiental nas Séries Iniciais; Jogo da Velha questionável: Uma proposta Pedagógica; Charada Teórica: Brincando através da Educação Ambiental – Autorias: Letícia Martins, Luana Peres, Patrícia Crespo, Priscila Barcellos e Jane Schumacher.

- I Edição de Concurso Cultural – Câmara de Vereadores – Organização – Jaguarão 15 de Julho de 2013.

 - 4° Seminário Intrapibid: O PIBID e as Transformações na Sala de Aula de Licenciatura – Ouvinte.

- 1° SIEIF – Ouvinte – Organização.

-V Salão Internacional de Ensino, pesquisa e Extensão UNIPAMPA Bagé. Outubro de 2013-Ouvinte e apresentação do trabalho intitulado Trabalhando Sexualidade através da Educação Ambiental. Autoria Letícia Martins, Priscila Barcellos e Jane Schumacher.

-Palestrante no I Seminário Binacional de Escolas Técnicas E.M.E.B. Lauro Ribeiro. Educando para Sustentabilidade. Novembro de 2013.

Atividades 


GALERA DO 5°ANO

As atividades descritas abaixo foram desenvolvidas pela bolsista Letícia Martins dos Santos na turma do 5°Ano na escola PIO XII sob a supervisora do PIBID na escola a Professora Elida Rodrigues ao longo do ano de 2013.


JOGO DO PARE E PENSE
O jogo Pare e Pense, funciona como o jogo STOP, o que muda são as nomenclaturas inseridas na parte superior da folha que serão relacionadas a Educação Ambiental. Este jogo é uma ótima ferramenta pedagógica, pois pode ser adaptado a qualquer temática.


LIVRO DE PLÁSTICO
Consiste em um livro a partir de tampas de sorvete, a professora pediu para que os alunos fizessem histórias em quadrinhos que envolva Educação Ambiental ou sobre reciclagem (temática que estava sendo trabalhada nesta aula). Logo após, os alunos irão colar as histórias nas tampas que já estarão furadas nas laterais em que serão amarrados os canudinhos. Outra opção é imprimir histórias e colar nas tampas.

DRAMATIZAÇAO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Dinâmica que Consiste em Estimular a visão crítica a respeito das informações sobre alimentos divulgadas nos meios de comunicação, ou seja, problematizar as propagandas de alimentos que geralmente, não são saudáveis. A partir desta, os alunos em grupo escolherão um alimento saudável para elaborar uma propaganda (de televisão ou revista/jornal) sobre tal alimento, para discutir as diferenças entre as propagandas da turma e as encontradas nos meios de comunicação.

DIA DO SANDUBA
Estava sendo trabalhada a temática Alimentação Saudável e através desta, a bolsista levou alimentos saudáveis pão, queijo, alface, tomate,beterraba,dentre outros, na qual os alunos com auxílio da bolsista fizeram sanduíches naturais com suco de acordo com os conhecimentos trabalhados em aula.

CARTAS INFORMATIVAS SOBRE DROGAS E ÁLCOOL
 Estava sendo trabalhado em aula drogas e álcool e com isso, a bolsista passou um vídeo que tratava de uma carta de um jovem drogado e a partir deste, os alunos criaram cartas informativas para jovens para serem distribuídas na escola para as demais turmas.





Turma do 2° ano 


Atividades desenvolvidas pela pibidiana Graciela no 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Pio XII, sob supervisão da professora Elida Rodrigues, durante o Ano Letivo de 2013.



Atividade Gráfico das profissões

Temática trabalhada: Profissão e Fonte de renda


            No começo do ano letivo, no desenvolver da temática Profissão e Fonte de Renda, foi elaborado pelo 2º ano um gráfico de tampa de garrafa pet, no qual continha os números relacionados às profissões dos pais dos alunos. O objetivo do gráfico se referia a compreender quais são as profissões e fonte de renda dos pais da turma, quais profissões mais destacava se, e que os mesmos percebessem a importância de cada uma como fonte de renda familiar.

Atividade Confecção de maquetes Zona Urbana e Zona Rural

Temática trabalhada: Zona Urbana e Zona Rural


            Foram construídas pelo 2º ano, durante o desenvolvimento da temática Zona Urbana e Zona Rural, maquetes relacionadas com os dois locais trabalhados, onde os alunos poderão perceber as diferenças e semelhanças decorrentes desses dois locais, e utilizar para a elaboração das maquetes materiais recicláveis.



Atividade Mistura para Higienização de Alimentos

Temática Trabalhada: Agrotóxico

            Foi confeccionada pela turma do 2º ano uma mistura para a higienização dos alimentos, elaborada com água, vinagre e bicarbonato de sódio, durante o decorrer do tema Agrotóxico, com o objetivo de os alunos compreenderem a importância da higienização dos alimentos e que há também receitas caseiras apropriadas para este fim. O trabalho foi desenvolvido no interior da temática Agrotóxico proposta pelo cronograma do projeto.



Atividade observação, caracterização e teste de permeabilidade acerca dos tipos de solo

Temática Trabalhada: Solo

            Durante a temática Tipos de solo proposto pelo cronograma do projeto, foi desenvolvido com os alunos do 2º ano da bolsista Graciela, atividade de observação, caracterização e teste de permeabilidade acerca dos tipos de solo. Os alunos poderão ter contato com os solos e a partir dai observar suas características quanto à textura, cor, cheiro, descrever esses fatores e por fim foi feito pelos próprios alunos um teste quanto a permeabilidade de cada solo, onde cada grupo de alunos confeccionou um filtro de garrafa pet para fazer os experimentos com o objetivo de descobrir qual o solo mais adequado para o plantio.


Atividade Construção da pirâmide alimentar da turma

Temática trabalhada: Alimentação saudável


            Durante o desenvolvimento da temática Alimentação Saudável, foi construído pelos alunos do segundo ano uma pirâmide alimentar da turma, onde os alunos poderão construir o gráfico a sua maneira com os alimentos de sua preferência, e com objetivo de compreender a importância da mesma para a alimentação, e quais alimentos e quantidade deveriam consumir diariamente.


Atividade Lanche Coletivo saudável

Temática trabalhada: Alimentação saudável


            Para finalizar o desenvolver da temática alimentação saudável, foi construído pelos alunos do 2° ano, um lanche coletivo saudável onde a sala de aula tornou-se um grande espaço culinário, onde os alunos poderão ter contato com os alimentos, e trabalhar com eles a fim de preparar um saudável e gostoso refrigerante caseiro e sanduíches, lanches estes preparados com a mediação da bolsista da turma Graciela.






1° ano do Ensino Fundamental na Escola Pio XII

Atividades elaboradas e aplicadas pela pibidiana Karen Lapuente Souza, no 1° ano do Ensino Fundamental na Escola Pio XII, sob supervisão da Profa. Titular Elida Rodrigues, durante os meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2013.
____________________________________________

Atividade sobre a importância dos nomes
Jaguarão, 27 de setembro de 2013



A atividade teve como objetivo, envolver diferentes áreas do conhecimento, relacionando o meio ambiente com a Língua Portuguesa e Matemática. Primeiramente foi feita a leitura de uma historinha do alfabeto, e por seguinte, os alunos deveriam encontrar as letras de seus nomes pintando o quadro onde a letra se encontrava, em seguida, escreveram seu nome em um “crachá”. O crachá depois de construído deveria ser colocado em uma urna, e após isso, deveria ser retirado por cada criança com o objetivo de tentar descrever o colega que estava representado. Depois da brincadeira, cada aluno pegou seu crachá e escreveram palavras com a letra inicial do seu nome, apresentando suas palavras para os colegas.
_______________________________


Atividade sobre o Dia do Gaúcho
Jaguarão, 04 de Outubro de 2013


A atividade teve como objetivo, observar a desenvoltura dos alunos ao cantarem o hino rio-grandense, identificar o nível de conhecimento dos alunos perante certos objetos, leituras e atividades que estimulem a criatividade dos alunos, como por exemplo, ao escreverem palavras a partir de seus conhecimentos e lembranças, fazer com que os estudantes desenvolvam a capacidade de trabalhar em grupo de forma tranquila e satisfatória.
                       ___________________________________________________


Atividade sobre o dia das crianças
Jaguarão, 10 de outubro 2013


A atividade teve como objetivo, estimular o conhecimento dos alunos sobre as várias atividades e escolhas que as crianças podem exercer na sociedade através de atividades propostas, despertar o conhecimento das crianças sobre as profissões, relatar a relação das crianças com os animais e desenvolver a atenção das crianças através da leitura.
____________________________________________________

Atividade sobre a Alimentação
Jaguarão, 08 de novembro de 2013



A atividade teve como objetivo, apresentar aos estudantes a importância de bons alimentos para a alimentação e  despertar o conhecimento das crianças sobre alimentos importantes para a saúde das pessoas, através de atividades e de historinhas como a de "Dona Maricota", utilizada no dia.
                        _________________________________________________
Atividade sobre a alimentação
 Jaguarão, 14 de novembro de 2013



A atividade teve como objetivo, apresentar aos alunos formas de como se alimentar bem, de como formar pratos saudáveis, mostrar aos alunos que, não é saudável comer  doces, frituras e outros, mas se necessário, deve-se ingerir em pouca quantidade, expor aos alunos que existem vários alimentos saudáveis extremamente gostosos para nossa alimentação.
                      _________________________________________________

Atividade sobre as vitaminas
Jaguarão, 21 de novembro de 2013


CIRCULE 5 ALIMENTOS QUE VOCÊ COSTUMA COMER EM SUA CASA.
ARROZ – FEIJÃO – BANANA – MAÇÃ – PEIXE – CENOURA – BETERRADA – ALFACE – TOMATE – BATATA – LARANJA – ABACAXI – MORANGO – UVA
  

A atividade teve como objetivo, apresentar aos alunos o que são vitaminas e sua importância para com nosso corpo. Apresentar quais os tipos de vitaminas e quais alimentos a possuem e expor quais os malefícios da falta dessas vitaminas, e os benefícios das vitaminas em quantidade certa.
____________________________________________________



Turminha do Pré

Atividades desenvolvidas pela pibidiana Michelle no  Pré Escolar da Educação Infantil da Escola Pio XII, sob supervisão da professora Elida Rodrigues, durante o Ano Letivo de 2013.




A bolsista levou para as sala de aula picolés de alface para que os alunos tivessem a experiência de provar de um alimento saudável e  refrescante para os dias mais quentes. Os alunos só souberam que era de alface depois que comeram.




Os alunos sob orientação confeccionaram um mapa de onde as vitaminas nos auxiliam no bom funcionamento do nosso corpo, para que assim conseguissem concretizar as atividades que estavam sendo feitas sobre a temática abordada.

No final das atividades que tratava do tema solo, os alunos elegeram dois representantes para apresentar na feira de ciências municipal de Jaguarão  as atividades desenvolvidas em sala de aula. Os alunos receberam certificado de participação.






Sob a orientação da Bolsista os alunos apresentaram para as turmas de 1° e 2° ano da escola  uma mini peça de teatro a qual tratava da importância de cuidarmos do solo para mantê-lo sempre fértil.



Durante as atividades desenvolvidas sobre a temática Zona Rural Zona Urbana com a turma de Pré na escola Pio XII com a bolsista Michelle, os alunos confeccionaram cartazes que caracterizavam cada uma das zonas, em seguida fizeram a apresentação de suas escolhas para o grande grupo.



Atividades desenvolvidas pelas pibidianas no primeiro semestre de 2013

Patricia Crespo
1º Ano


Tema: Fontes de renda
Jaguarão, 08 de março de 2013.
Plano de aula nº 1
Objetivos:
*Estimular a criatividade.
*Participar de jogos que exijam ordem e atenção.
*Reconhecer características físicas similares a de outros colegas da classe,
*Acompanhar leitura realizada por outro.
*Reconhecer o direito das crianças.
*Identificar a importância das profissões.

Áreas desenvolvidas: Artes, Educação Física, Ciências, Língua Portuguesa, Estudos Sociais e Educação Ambiental.

Roteiro:
          APRESENTAÇÃO
          ATIVIDADE
          JOGO
          CADERNO

Desenvolvimento:

1º momento: A educadora se apresentará explicando a atividade que irá desenvolver com eles ao longo do semestre. Depois explicará que cada um terá seu caderno e nestes eles irão colocar cada atividade que desenvolverão ao longo do dia.

2º momento: Será realizada uma dinâmica de apresentação, em uma roda no chão.
Dinâmica de apresentação com um dado:
1-    A educadora colocará uma música para tocar por enquanto que o dado passa de mão em mão.
2-    Quando a música parar, o aluno que tiver com o dado terá que joga-lo para saber qual informação irá dar, além do seu nome.
3-    O dado passará até que todos se apresentem.
Obs.: Informações do dado:
*Cor preferida.
*Música que mais gosta.
*Cheiro gostoso.
*Brincadeira preferida.
*Comida que mais gostas.
*Nome do seu melhor amigo.

3º momento: Ainda em roda, a educadora pedirá para os educandos que toquem no seu rosto, para identificar os seus traços. Depois pegará a uma caixa surpresa e tirará dela um espelho que passará de mão em mão para que todos possam se ver e depois serão convidados a retornarem aos seus lugares.
4º momento: Será entregue uma folha A4 para cada um dos alunos e material de pintura, eles ser4ão sentados em grupo de quatro crianças. Depois será dividida em quatro partes a folha e eles terão que dividir as partes do desenho para cada um dos colegas do grupo e montar outro rosto. Estes, serão colocados em exposição.
5º momento: Depois será explicado que ali existem muitas crianças diferentes e que longe daqui existem muitos rostos desconhecidos e que realizam atividades diferentes das deles. Ainda será questionado se eles trabalham, será explicado que existem crianças que trabalham, e será questionado se eles gostariam de conhecer um pouco da história dessas crianças.
6º momento: Será realizada a hora do conto com a história Os filhos do carvão, do livro “Serafina e a criança que trabalha”.
7º momento: Como a história remete ao jogo da amarelinha, sendo assim, a educadora levará um carvão e riscará o jogo da amarelinha para que todos brinquem no pátio da escola.
8º momento: A educadora dará uma folhinha para os educandos fazerem uma entrevista com os pais. A fim de saber qual a profissão deles.
9º momento: Com retalhos de tecidos os alunos e a educadora irão forrar os cadernos de educação ambiental.
10º momento: Será mandada uma tarefa para os educandos, essa é:
Faça uma entrevista com um adulto perguntando as seguintes questões:
1)    Qual seu nome?
2)    Qual sua profissão?
3) Qual a importância da sua profissão para nossa sociedade?
4)    Caso seja necessário, seria possível você vir até a escola para conversar sobre a sua função?
Recursos: dado, caixa surpresa, espelho, folha A4, lápis de cor, cola, lápis, caderno, tesoura, cartolina, livro, carvão, pedrinha e retalhos.



Graciela Nunes
2º 20

Higiene e saúde

Objetivo geral:

            Identificar e promover a utilização dos hábitos de higiene, reconhecer quais são os tipos de higiene e demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde.

Atividades:

ü  Exposição de um cartaz
ü  Roda de conversa
ü  Desenho
ü  Construção de um mural com os desenhos
ü  Brincadeira “Qual é o produto” 
ü  Confecção de um cartaz com rótulos de produtos de higiene

Desenvolvimento

I momento

          Escrita do roteiro diário no caderno de educação ambiental

II momento
          Apresentação de um cartaz com sugestões para uma vida mais saudável

III momento

          Roda de conversa sobre o cartaz e o tema apresentado na aula

IV momento
          Desenho sobre quais principais hábitos de higiene que devemos ter segundo nossa roda de conversa

V momento
          Confecção de um mural com os desenhos
VI momento
               Brincadeira “Qual é o produto”
          Com uma caixa surpresa contendo diversos objetos utilizados em nossa higiene (sabonete, shampoo, perfume, pente, escova de dente, roupas, esponja, tesoura de cortar unhas, chinelo) a professora irá fazer uma brincadeira explorando os sentidos. Com os olhos vendados, as crianças, uma por vez, serão instigadas a colocarem a mão dentro da caixa e retirarem um objeto. Em seguida, as crianças tentarão descobrir, com o auxílio do tato, olfato e audição, quais objetos têm em mãos, explorando suas características. À medida que cada objeto for sendo descoberto, o professor faz intervenções destacando a sua utilidade em nossa higiene e toda a turma poderá ter contato com o mesmo.


VII momento
          Confecção de um cartaz com os rótulos dos  produtos de higiene trazidos pelos alunos de tema na ultima aula

VIII momento

          Despedida, arrumação da sala e uma pequena introdução do que vamos trabalhar na próxima aula, que será sobre sexualidade.






Priscila Sabetta
4º Ano
10/05/13
Objetivo geral:
·       Informar os alunos sobre sexualidade, alterações físicas, higiene sexual, prevenção, Dst’s;
·       Construir argumentos acerca da situação proposta sobre os mesmos.
Desenvolvimento:
1° momento: As turmas do 4° e 5° ano juntas assistirão a uma palestra realizada a partir de perguntas que elaboraram antes para que a enfermeira Rose pudesse ter um ponto de partida a partir das dúvidas dos alunos, onde a mesma explicará as partes do corpo, doenças sexualmente transmissíveis (DST), higiene, prevenções.
2° momento: As professoras Priscila e Letícia, irão simular um júri em sala, onde o assunto abordado será o casamento homossexual (Réu), e um casal heterossexual (vítimas) que discordam se sentindo ofendidos com o casal homossexual. Haverá o Juiz, promotores, advogados de defesa e acusação, testemunhas de defesa e acusação, júri popular e relatores.
Os alunos serão divididos em seus determinados papéis, onde terão um tempo para elaborarem tanto sua defesa quanto sua acusação.
3º momento: Relatório escrito no caderno de Educação Ambiental sobre as atividades desenvolvidas. 




Letícia dos Santos
5º Ano

AREAS DE CONHECIMENTO:
·       Português
·       Geografia
·       Educação Ambiental

OBJETIVOS:
·       Reconhecer os tipos de meios existentes;
·       Identificar as diferenças entre cada meio;
·       Promover um momento lúdico aos alunos.


1°MOMENTO
A professora irá contar para os alunos a fábula do Rato do Campo e o Rato da Cidade, e logo após a leitura, a professora questionará os alunos sobre quais elementos compõe a zona urbana e rural.
2°MOMENTO
A professora irá passar aos alunos, slides de conceitos sobre zona rural, zona urbana e zona rur-urbana.
3°MOMENTO
A professora levará um jogo charada teórica para os alunos aprendam brincando aspectos que envolvam a temática discutida.
4°MOMENTO
A professora juntamente com os alunos, construam gráficos sobre o que realmente compões as paisagens estudadas com os conceitos citados por eles.



História do Rato do Campo e da Cidade

Um dia um rato do campo convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida". E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Depois dessa apresentação o professor poderá questionar o grupo de crianças sobre o que os mesmos entendem sobre CAMPO e sobre CIDADE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário