Amaro Junior

Blog das atividades da escola Amaro Junior
Link : 
http://pibidamarojunior.blogspot.com.br/

Blog com fotos e atividades realizados pelos bolsistas que atuam na ecola Dr. Manoel Amaro Junior

Fotos de atividades com o 5º ano
Nosso primeiro contato



Oficina com materiais recicláveis
Alimentação Saudável

__________________________________

Reunião com a escola

No dia 03 de agosto houve a apresentação dos trabalhos realizados pelos bolsistas no primeiro semestre bem como o que será realizado no 2º semestre de 2013 essa reunião teve a participação de toda a equipe da escola tornando um espaço em que os bolsista puderam interagir e saber a opinião da escola sobre o trabalho realizado 
Bolsistas e supervisora

_________________________________________________________
Atividades de Julho

  • ORGANIZAÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE/13 NA ESCOLA DR. MANOEL AMARO JUNIOR;
  • PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA O 2º SEMESTRE/13 NO 1º,2º,3º,4º E 5º ANO;
  • ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS QUE SERÃO APRESENTADOS NA FEIRA DE CONHECIMENTOS NA ESCOLA NO MÊS DE AGOSTO ;
  • DIA 02 DE AGOSTO OS PIBIDIANOS SANDRA,TALITA E EDUARDO APRESENTARÃO AS ATIVIDADES CITADAS E A SUPERVISORA APRESENTARÁ OS NOVOS BOLSISTAS QUE DESENVOLVERÃO ATIVIDADES NO 1º E 3º ANOS DA ESCOLA
NESTA OPORTUNIDADE A DIREÇÃO E OS PROFESSORES IRÃO DISCUTIR E AVALIAR O TRABALHO DO PIBID NA ESCOLA.
BOM TRABALHO PARA TODOS NÓS!!

_________________________________________________________
Palestra com a Dr. Cleia sobre saúde e prevenção realizada com os alunos do turno da tarde no dia 20 de junho de 2012
Palestra com Dr. Cleia
Passeio com os alunos da tarde para conhecerem as dependências da UNIPAMPA e a brinquedoteca

Alunos do 3º e 1º ano
_________________________________________________________

Atividades de Abril


Bolsita : Talita Mendes de Araujo
Atividade : Entendendo as plantas a partir do experimento com alpiste

Turma: 1º ano



 
Plantas na fase final do projeto
      A atividade surgiu numa aula onde o foco era agricultura familiar e épocas de plantio a partir das duvidas dos alunos de como as plantas cresciam, de onde tiraram sua “comida” e como ficavam grandes.
      A partir dai surgiu a ideia de fazer com que eles vissem o desenvolvimento de uma planta e por ter um crescimento rápido e visível foi escolhido e alpiste. Cada crianças recebeu uma garrafinha pet de 500 ml cortada ao meio e uma passinha e fomos ao patio da escola para que esta fosse preenchida com terra, logo depois que as crianças voltaram para a sala foi questionado o porque a terra era importante para o crescimento da planta e por forma de desenhos foi explicado os benefícios da terra no crescimento das plantas, logo após foi entregue as crianças 3 sementes de alpiste e foi questionado o que era e pra que servia, um brainstorm de possibilidades foi feito e até descascado a semente para que eles pudessem observar como era o seu interior, foram colocados nos potes mais sementes e logo depois aguado e confeccionados nomes para cada plantinha, uma delas (a minha) foi deixada sem terra e com apenas metade da água que foi colocado nas outras.
      Na outra aula foi visualizado o crescimento, ainda que pouco, e como haviam dos alunos que não haviam confeccionados seus vazinhos os outros alunos foram levados a explicar o que deveria ser feito e a importância de cada passo ( foi perceptível o interesse espontâneo das crianças pelas plantas) nesta aula oi questionado o por que a água e o sol eram importante para a planta e os benefícios que eles traziam no seu desenvolvimento.
      Por ultimo dia foi mostrado as crianças as raízes eminentes na planta e questionado o que era “aquilo” e para que servia bem como a vital importância e a ligação de todos os outros temas estudados, foi discutido por que a planta da professora não havia crescido muito e visualizado o crescimento notável das plantas dos outros alunos.
      Depois de cada explicação era confeccionado com as crianças um desenho de como a planta se encontrava e aguávamos cada uma deixando um pouco no sol.
      Foi evidente o entusiasmo de cada aula dos alunos e as perguntas e questionamentos que surgiam durante a atividade e muitos deles repetiram o experimento em casa com outras sementes e questionavam a forma o desenvolvimento das plantas _________________________________________________________

Bolsista : Sandra Martins

Atividade : Confecção de jogo da memoria


Turma: 4º ano




PLANO DE AULA nº 12

Áreas do conhecimento:

· Educação ambiental

· Agricultura familiar

· Educação artística

Objetivos

· Treinar a ortografia,

· Exercitar a memória.

Estratégias de ensino / Desenvolvimento

· Folhas de papel, Xerox com figuras e palavras de frutas e legumes, tesoura, lápis de cor, cola, fita adesiva.

1º Momento:

A professora iniciará a aula organizando os alunos fazendo uma roda em seguida apresenta o jogo que vão confeccionar para jogarem posteriormente, entrega o material que as crianças começaram a cortar, pintar, colar e revestir com fita adesiva.

2º Momento:

A professora convida uma das crianças da turma para jogar com ela demonstrando as regras do jogo. A professora questionará:

Vocês sabem qual o nome dele?

Isso mesmo é memória. Quem já jogou memória?

Como se brinca com esse jogo?

Nesse momento o professor vai esclarecendo e escrevendo, em uma folha grande de papel, as regras apresentadas pelas crianças:



REGRAS DO JOGO DA MEMÓRIA

1- EMBARALHAR AS PEÇAS

2- ORGANIZAR AS PEÇAS, COM OS DESENHOS VIRADOS PARA BAIXO, EM FILEIRAS COM A MESMA QUANTIDADE.

3- DECIDIR A ORDEM DE CADA JOGADOR.

4- O JOGADOR LEVANTA DUAS PEÇAS DE MODO QUE TODOS OS OUTROS POSSAM VISUALIZAR.

5- QUANDO LEVANTAR PEÇAS IGUAIS O JOGADOR FORMA UM PAR E FICA COM ELE.

6- QUANDO FORMA UM PAR O JOGADOR TEM DIREITO DE JOGAR OUTRA VEZ.

7- QUANDO NÃO CONSEGUE LEVANTAR PEÇAS IGUAIS O JOGADOR DEVE COLOCÁ-LAS NA POSIÇÃO ORIGINAL.

8- GANHA O JOGO QUEM CONSEGUIR FORMAR MAIS PARES.


Em seguida a professora organiza os grupos e inicia as sessões de jogos com a turma. Como forma de garantir que cada um dos grupos formados jogue pelo menos uma partida na presença da professora, ela vai se revezado entre os grupos observando as estratégias usadas por cada jogador,interpretando-as e, algumas vezes, solicitando-as com os demais. O professor pode usar a ficha abaixo para registrar como cada criança se comportou durante as partidas observadas:



CRIANÇA

Respeita a sua vez de jogar

Levanta as cartas de modo a facilitar sua visualização pelos demais jogadores

Percebe semelhanças entre as cartas

Atenta para posição e sequenciação das cartas

Respeita e aplica a regra de jogar outra vez quando forma um par de cartas

Quando conclui a jogada coloca as cartas na posição original.

Quantifica os pares formados


3º Momento:

Conversando sobre as seções do jogo, após as seções de jogos, a professora convida as crianças para organizarem a roda realizando o seguinte dialogo:

_ Quem gostou de jogar memória?

_ Por que vocês gostaram desse jogo?

_ Alguém não gostou de jogar memória?

_ Por quê?

______________________________________________________

Bolsista : Eduardo da Luz Rocha
Atividade : Jornal Amaro Junior 5ºAno 
Turma: 5º ano 


Como objetivo desta atividade propusemos englobar na confecção deste Jornal, todas as atividades programadas em nosso plano de ensino ao longo do Bimestre, a partir disso, buscamos fazer uma analise dos resultados, visando identificar avanços e dificuldades, que vivenciamos juntos neste processo de ensino/aprendizagem (Aluno/Professor, Professor/Aluno). Como parte deste processo, foram trabalhados temas como: profissão dos pais, tipos de fontes de renda, sistema monetário, artesanato e agricultura familiar, através destas, procuramos desenvolver atividades práticas que envolvessem a comunidade em geral, fazendo parte do cotidiano destes alunos, como Reigota coloca muito bem em sua fala, devemos Estimular a participação comunitária e/ou coletiva para a busca de solução e alternativas aos problemas cotidianos ou mudanças de comportamentos individuais e coletivos viciados e nocivos ao bem comum (REIGOTA, 2009). Para mais informações sobre o jornal podem entrar em contato com: pibidpedagogia.unipampa@gmail.com ou du.pms@hotmail.com


Bolsista: Eduardo da Luz Rocha

  Pessoas envolvidas na construção do Jornal:
Alunos do 5ºano, professora Tatian
e o bolsista Eduardo Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário