PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
LISIANE TEIXEIRA DE ARMAS CARVALHO
SUPERVISORA
4º SEMINÁRIO INTRAPIBID
* OUVINTE - 12h
I FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO DE FRONTEIRA
* ORGANIZAÇÃO - 12h
III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIVATES E I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO
* OUVINTE - 20h
* OFICINA
- (BANNER ECOLÓGICO).
* EXPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
- MÁQUINA DE CALCULAR
* APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
- MERCADO NA SALA DE AULA - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
- PROJETO HISTÓRIAS, CONTOS E ENCANTOS
- OFICINA DE LEITURA: O CARTEIRO CHEGOU
- SACOLA DA LEITURA
1º SIEIF
* OUVINTE - 60h
* OFICINA
- VAMOS BRINCAR?
- DECORANDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Bolsista Luana Peres da Silva
-4° Seminário Intrapibid: O PIBID e as transformações na sala de aula de licenciatura-Ouvinte-1° SIEIF-Ouvinte-Comissão organizadora, ministrante da oficina:Decoração com materiais alternativos.
-III Seminário institucional do PIBID e I Simpósio nacional sobre docência na Educação Básica. -Autoria e na modalidade de apresentação oral do trabalho A INFLUÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA-UM RELATO DE EXPERIÊNCIA .Págs 353,354.
Co- autoria nos trabalhos na modalidade EXPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-CHARADA TEÓRICA: BRINCANDO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JOGO DA VELHA QUESTIONÁVEL: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA.
-Oficina Banner ecológico-Reciclando conhecimentos.Pág 442.
-Sucatoteca: Tornando a brincadeira sustentável.
https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/51/pdf_51.pdf
-Oficina de BRINQUEDOS RECICLADOS (Unipampa Jaguarão).
-Oficina CONTAÇÃO DE HISTÓRIA(Unipampa Jaguarão).
-Palestra Escola e Família: quem educa e quem ensina- Ouvinte(Unipampa Jaguarão)
-OFICINA BÁSICA DE BRINQUEDISTA(Unipampa Jaguarão) .
-I FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO DE FRONTEIRA-Comissão organizadora e ouvinte(Unipampa Jaguarão) .
-II SIFEDOC,II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-Comissão organizadora(Unipampa Jaguarão) .
-V SIEPE- Higiene:Valorizando os cuidados através da brincadeira-Apresentação oral,
Atividades desenvolvidas no 1° ano, pela bolsista Monique.
Profissões do entorno da escola.
Foi oportunizado para os alunos, conhecer os estabelecimentos de trabalho situados no entorno da escola, permitindo que eles formulassem perguntas sobre o tema: profissão. Assim como conhecer o local onde está inserida sua escola.
Mercado na sala de aula.
Foi organizado um canto em sala de aula, com embalagens de produtos vazios para que os alunos brincassem de comprar e vender, simulando a profissão de vendedor, oportunizando noções de números, adição e subtração, assim como o contato com a escrita das embalagens que contribuem para o processo de alfabetização.
Testando os sentidos.
Foram feitos jogos testando os cinco sentidos das crianças. Para o olfato foi utilizado três sabonetes com cheiros diferentes, partidos ao meio e forrados com tecido, o objetivo era que através do olfato, eles pudessem juntar as partes. Para o tato utilizamos um jogo da memória para deficientes visuais, contendo peças de diferentes texturas, eles deveriam encontrar os pares. Para o paladar foi utilizado seis copos com três gostos diferentes, eles deveriam encontrar os pares. Para audição foi utilizado seis caixas de fósforos com três sons diferentes, eles deveriam encontrar os pares. A visão foi trabalhada através de um debate, que por fim os alunos foram convidados a ver um vídeo com óculos 3D.
Diferenciando área urbana e rural.
Para saber o que as crianças haviam compreendido sobre a área urbana e rural, foi proposto a confecção de uma maquete, onde eles deveriam representar estas áreas, a turma foi dividida em três grupos, e eles tiveram total autonomia para escolher a distribuição dos materiais e quais seriam utilizados. Por fim cada grupo explicou a maquete falando um pouco sobre cada área.
Animais.
Iniciamos debatendo sobre os animais considerados como úteis ao homem, para envolver os alunos foi utilizado slides com sons, onde aparecia o animal, o som que ele faz, assim como as utilizações dele para o homem, por fim deixei o questionamento do que acontece com as sobras do que consumimos. Na aula seguinte trouxe em vidros os animais atraídos por estes restos: rato, baratas, moscas e mosquitos, os alunos puderam olhar e fazer perguntas sobre estes. No encontro seguinte trouxe um predador dos animais estudados, uma aranha caranguejeira, nesta aula eles puderam conversar sobre diversas curiosidades a respeito deste animal tão temido, encaminhando a discussão para refletir que todos os animais tem um papel importante para nosso ecossistema por tanto devemos cuidar do nosso ambiente. Por fim as crianças receberam a visita de um animal doméstico: uma cadela, para também discutir o papel destes animais na nossa vida.
Brinquedoteca
Registro da primeira vez que os alunos do primeiro ano foram a brinquedoteca da UNIPAMPA, campus Jaguarão.
Comemoração do aniversário da escola
Para comemorar o aniversário da escola Alcides Marques, fizemos diversas brincadeiras, as mais desejadas pelos alunos da escola foi um circuito com diversos obstáculos, estátua e dança da cadeira.
Dia das mães
Do dia que a escola Alcides Marques homenageou as mães de seus alunos, aconteceram diversas atividades, brincadeiras, cortes, escovas para o cabelo, maquiagem, hidratação na pele, sorteios, fotografias entre outros.
Contação de histórias
A contação de história acontece quinzenalmente com as turmas da escola Alcides Marques, as histórias normalmente fazem refletir sobre as relações humanas, e são sempre acompanhadas de dinâmicas, ou atividades relacionadas com a moral da história, o método para conta-las é variado e agrada muito os alunos.
Visita a floricultura
Uma das saídas de campo que fizemos para trabalhar sobre os solos e a vegetação foi à ida em uma floricultura, lá as crianças puderam ver de perto, uma grande variedade de plantas e seus solos.
Visita a fruteira
Entre outros trabalhos que estão sendo desenvolvidos no tema de alimentação, fizemos uma saída de campo: visita a fruteira, os alunos carregaram consigo pranchetas para fazer uma enquete sobre a fruta preferida das pessoas, lá também tiveram a oportunidade de escolher uma fruta e comprá-la, ao retornar para escola, lavamos as frutas e comemos no período da merenda.
Paródia – Show das leguminosas
Foi produzida uma paródia sobre alimentação saudável, a letra é: “Prepara que agora, é hora, das leguminosas, das frutas, verduras. E não das gordurosas, que te fazem mal, afetam a saúde, isso não é legal, mude de atitude! Se não gosta de verduras, faz um esforcinho. Elas são muito saudáveis, boa “pro” corpinho, ela trás disposição é muita animação... Coma bem, que é pra viver dançando... Não importa o que estão falando... Deixe tudo que é de ruim de lado, não dá pra ficar parado, não seja sedentário...” (2x) bis
Atividades desenvolvidas no 2° ano, pela bolsista Luana Peres.
I BIMESTRE: Temas: fontes de renda, profissão dos pais,renda
monetária,artesanato,agricultura familiar,higiene, sentidos, fases da vida.
Mercado em sala
Artesanato com materiais recicláveis
Higiene
Sentidos
II BIMESTRE: Temas: Zona rural, zona urbana, zona rur-urbana,fauna
e flora especificas de cada região,doenças e vacinas.Os temas foram trabalhados
através de slides, de contato com diferentes solos, com projeção de filmes,
construção de gráficos, bem como demonstração de aparelhos para vacina e com o
cuidado do manuseio, construção de jogos, trilhas,e atividades diversas.
II BIMESTRE: Temas: solo, erosão, drogas, álcool e
violência. As imagens encontram-se na
postagem EXPERIENCIAS COM SOLO.
IV BIMESTRE: Temas: alimentação, higiene alimentar, vitaminas
e nutrientes, aproveitamento integral dos alimentos, prevenção de acidentes e
primeiros socorros.Na próxima segunda-feira ocorrerá o lançamento do livro de ervas de chá produzido pelos alunos.
Sanduíche saudável e fanta caseira
Postado em:30/11/13 ás 21:59 hs.
Atividades desenvolvidas durante o ano pela bolsista Patricia Araujo com a turma do quarto ano.
Primeiro Bimestre
Durante o primeiro bimestre foram trabalhadas atividades relacionadas a temática " fontes de renda". Para o desenvolvimento do tema foram realizadas atividades baseadas no documentário Profissões Urbanas. Os alunos assistiram ao documentário e a partir disso foram realizadas conversas e construção de textos relacionadas ao tema profissões. Ao longo do primeiro bimestre também foram trabalhadas atividades relacionadas a profissão dos pais dos alunos e que tiveram como produto o início da construção do livro da turma com a contrução das primeiras paginas dos livros. As paginas foram criadas utilizando E.V.A para representar uma cidade e as diversas profissões presentes na mesma. As duas temáticas trabalhadas durante o bimestre estavam interligadas e trabalhavam com questões presentes na realidade dos alunos.
Segundo Bimestre
As temáticas do segundo bimestre foram relacionadas ao "Artesanato e a Zona Urbana e Zona Rural". As principais atividades desenvolvidas no artesanato foram a construção de uma máscara utilizando cola caseira e jornal velho e a construção de peças de artesanato utilizando argila. A partir da construção dos materiais surgiu a ideia da realização de um leilão, dessa maneira fazendo com que os alunos trabalhassem também a matemática com a utilização de dinheiro fictício.
Terceiro Bimestre
No terceiro bimestre foram trabalhados os temas "Agricultura e Solos" onde os alunos tiveram a oportunidade de visitar a feira dos produtores e construir jogos relacionados as temáticas. Durante a visita a feira os alunos fizeram perguntas e anotaram pontos considerados importantes e que foram trabalhados durantes as aulas. Na temática solo foram apresentadas algumas experiências onde os alunos puderam observar aspectos como a permeabilidade, a densidade e as diferenças e características de cada solo.
Quarto Bimestre
A temática desenvolvida durante o quarto bimestre foi "Alimentação", tendo como foco principal a pirâmide alimentar os alunos construíram a pirâmide e trabalharam com as partes que a compõem. Também foram apresentadas atividades com filmes, construção de cartazes e reconhecimento dos alimentos através do aroma e do gosto.
Como produto final do ano os alunos estão construindo três livros gigantes da turma. Os livros são compostos por textos produzidos ao longo das aulas relacionados as temáticas trabalhadas e as paginas são construídas com materiais diversos como E.V.A, gravetos, tinta, entre outros.
Participação em Eventos, Congressos,
Exposições e Feiras
- III Seminário Institucional do PIBIB e I Simpósio
Nacional sobre Docência na Educação Básica.. 2013.
- I Seminário Saúde, Agrotóxicos e Meio Ambiente. 2013.
- II Seminário Internacional e Fórum de Educação do
Campo. 2013.
- I Seminário Internacional de Educação Integral em
Região de Fronteira. 2013.
- IV Intrapibid. O PIBID e o impacto nos cursos de
licenciatura. 2013.
- XI Fórum Nacional de Educação, XIV Seminário Regional
de Educação Básica e II Encontro Nacional do PIBID/UNISC. 2013.
- V Encontro de Politicas e Praticas de Formação de
Professores. 2013.
- I FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO DE FRONTEIRA.
2013.
- V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.
2013.
Outras
produções bibliográficas
ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ; ARAUJO, T.
M.; SCHUMACHER, J. . Um estudo sobre diretrizes
curriculares para educação ambiental e sua aplicação na escola E.E.E.F. Dr.
Alcides Marques: V Encontro de Políticas de Práticas de Formação de Professores
e I Seminário ANPAE- MS, 2013, Campo Grande- MS.
Resumos publicados
em anais de congressos
ARAUJO, T. M. ; ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ;
SCHUMACHER, J. . O PIBID e a Comunidade- Uma Visão das Atividades e Ensino e
Extensão. In: XI Fórum Nacional de Educação, XIV Seminário Regional de Educação
Básica e II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013, Santa Cruz do Sul. II
Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013.
ARAUJO, T. M. ; ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ;
SCHUMACHER, J. . O PIBID E A COMUNIDADE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA A INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional
sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. Porto Alegre: Evangraf, 2013. v. 1ª ed.
ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ; ARAUJO, T.
M. ; SCHUMACHER, J. . BIBLIOTECA (RE)CICLADA NA COOADESPS: TRANSFORMANDO 'LIXO'
EM LEITURA E CONHECIMENTO. In: III Seminário Institucional do PIBID e I
Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. Porto Alegre: Evangraf, 2013. v. 1ª ed.
Resumos
expandidos publicados em anais de congressos
ARAUJO, P. J. ; ROCHA, E. L. ; ARAUJO, T. M.
; SCHUMACHER, J. . DIRETRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA
APLICAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO DR. ALCIDES
MARQUES. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre
Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. Porto Alegre: Evangraf, 2013. v. 1ª
ed.
Apresentação de trabalho
ARAUJO, P. J. ; ROCHA, E. L.
; ARAUJO, T. M. ; SCHUMACHER, J. P. . Diretrizes curriculares para Educação
Ambiental e sua aplicação na escola estadual de ensino fundamental D.r Alcides
Marques. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
ARAUJO, P. J. ; ARMAS, L.T ;
SILVA, L.P ; ROJAHN, M.D ; CARBONEIRO, M. ; RODRIGUES, T.S . Banner ecológico -
reciclando conhecimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
ROCHA, E. L. ; ARAUJO, P. J.
; ARAUJO, T. M. ; SCHUMACHER, J. P. . O PIBID e a Comunidade- Uma Visão das
Atividades e Ensino e Extensão.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
ARAUJO, P. J. ; ARAUJO, T.
M. ; ROCHA, E. L. ; SCHUMACHER, J. P. . O PIBID E A COMUNIDADE ATIVIDADES
EDUCATIVAS PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.. 2013. (Apresentação de
Trabalho/Seminário).
ARAUJO, P. J. ; ROCHA, E. L.
; ARAUJO, T. M. ; SCHUMACHER, J. P. . BIBLIOTECA (RE)CICLADA NA COOADESPS :
TRANSFORMANDO LIXO EM LEITURA E CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de
Trabalho/Seminário
Participação em Eventos, Congressos,
Exposições e Feiras
- III Seminário Institucional do PIBIB e I Simpósio
Nacional sobre Docência na Educação Básica.. 2013.
- I Seminário Saúde, Agrotóxicos e Meio Ambiente. 2013.
- II Seminário Internacional e Fórum de Educação do
Campo. 2013.
- I Seminário Internacional de Educação Integral em
Região de Fronteira. 2013.
- IV Intrapibid. O PIBID e o impacto nos cursos de
licenciatura. 2013.
- XI Fórum Nacional de Educação, XIV Seminário Regional
de Educação Básica e II Encontro Nacional do PIBID/UNISC. 2013.
- V Encontro de Politicas e Praticas de Formação de
Professores. 2013.
- I FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO DE FRONTEIRA.
2013.
- V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.
2013.
Outras
produções bibliográficas
ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ; ARAUJO, T.
M.; SCHUMACHER, J. . Um estudo sobre diretrizes
curriculares para educação ambiental e sua aplicação na escola E.E.E.F. Dr.
Alcides Marques: V Encontro de Políticas de Práticas de Formação de Professores
e I Seminário ANPAE- MS, 2013, Campo Grande- MS.
Resumos publicados
em anais de congressos
ARAUJO, T. M. ; ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ;
SCHUMACHER, J. . O PIBID e a Comunidade- Uma Visão das Atividades e Ensino e
Extensão. In: XI Fórum Nacional de Educação, XIV Seminário Regional de Educação
Básica e II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013, Santa Cruz do Sul. II
Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013.
ARAUJO, T. M. ; ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ;
SCHUMACHER, J. . O PIBID E A COMUNIDADE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA A INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional
sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. Porto Alegre: Evangraf, 2013. v. 1ª ed.
ROCHA,
E. L. ; ARAUJO, P. J. ; ARAUJO, T.
M. ; SCHUMACHER, J. . BIBLIOTECA (RE)CICLADA NA COOADESPS: TRANSFORMANDO 'LIXO'
EM LEITURA E CONHECIMENTO. In: III Seminário Institucional do PIBID e I
Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. Porto Alegre: Evangraf, 2013. v. 1ª ed.
Resumos
expandidos publicados em anais de congressos
ARAUJO, P. J. ; ROCHA, E. L. ; ARAUJO, T. M.
; SCHUMACHER, J. . DIRETRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA
APLICAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO DR. ALCIDES
MARQUES. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre
Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. Porto Alegre: Evangraf, 2013. v. 1ª
ed.
Apresentação de trabalho
ARAUJO, P. J. ; ROCHA, E. L.
; ARAUJO, T. M. ; SCHUMACHER, J. P. . Diretrizes curriculares para Educação
Ambiental e sua aplicação na escola estadual de ensino fundamental D.r Alcides
Marques. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
ARAUJO, P. J. ; ARMAS, L.T ;
SILVA, L.P ; ROJAHN, M.D ; CARBONEIRO, M. ; RODRIGUES, T.S . Banner ecológico -
reciclando conhecimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
ROCHA, E. L. ; ARAUJO, P. J.
; ARAUJO, T. M. ; SCHUMACHER, J. P. . O PIBID e a Comunidade- Uma Visão das
Atividades e Ensino e Extensão.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
ARAUJO, P. J. ; ARAUJO, T.
M. ; ROCHA, E. L. ; SCHUMACHER, J. P. . O PIBID E A COMUNIDADE ATIVIDADES
EDUCATIVAS PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.. 2013. (Apresentação de
Trabalho/Seminário).
ARAUJO, P. J. ; ROCHA, E. L.
; ARAUJO, T. M. ; SCHUMACHER, J. P. . BIBLIOTECA (RE)CICLADA NA COOADESPS :
TRANSFORMANDO LIXO EM LEITURA E CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de
Trabalho/Seminário
Atividades desenvolvida pela bolsista Dércia com o 5° ano
II Bimestre
Os alunos construíram maquetes da área rural e urbana, para bem analisar as diferenças e seus costumes, apos fizemos um passeio na nas áreas para uma melhor visualização.
trabalhamos diferentes videos, construção de texto, construção de bingo dos animais Construção de cartaz, construção de textos coletivos,
observação da fauna e flora do município, vídeos e leitura de textos.
III bimestre
trabalhamos com o tema solo, conhecemos diferentes tipos de solo,
desenvolvemos diversas experiências como prosiedade do solo onde os alunos
puderam observar a água no solo ocupando seu espaço poroso, construção de
horta, analise do solo da escola, onde os alunos abriram um buraco para a
observação do solo, registrando a textura do solo, cor, cheiro,a vegetação
registrando tudo em um diário de bordo. Construção de um terrario para que os alunos para que os alunos reconheçam o
solo como um ambiente onde habitam muitos seres vivos.
IIII bimestre trabalhamos
o tema alimentação, onde foram desenvolvida as seguintes atividades ,
construção da pirâmide alimentar , construção
de cartaz, discussão de textos sobre o assunto, atividades sobre os
sistemas humano , pesquisa de alimentos que favorecem o melhor funcionamento
desses sistemas.
V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013.
Autores: Dércia Girena Giró dos Santos Co- Autores Eduarda Rocha, Sandra Martins, Co- orientadora supervisora Lisiane de Armas
( resumo)
Este estudo faz parte das atividades no
Subprojeto PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, Pedagogia
Educação Ambiental financiado pela CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior, realizados em espaços não escolares do município de
Jaguarão RS. O objetivo deste estudo
é analisar o entendimento e a pratica da
Educação Ambiental nos contextos dos espaços não escolares, conhecer olhares de
diferentes sujeitos frente a Educação Ambiental e suas praticas no município
citado acima. Como metodologia de estudo utilizou-se questionários com
perguntas abertas, com seis sujeitos que atuam em espaços não escolares: cooperativa de materiais
recicláveis de Jaguarão, Emater- Empresa de Assistência Técnica e Extensão
Rural e sindicato dos pescadores de Jaguarão. Como resultado do estudo
evidenciou-se que a Educação Ambiental não é desenvolvida nas praticas destas
instituições, evidenciou-se ainda que Educação Ambiental é associada unicamente
a pratica como coleta de lixo seletiva, o problema do lixo e cuidados com
aspectos naturais. Com base no resultado segundo Rigoto 2009 a Educação Ambiental pode ser realizada nas
escolas, nos parques e reservas ecológicas, nas associações de bairros nos sindicatos,
nas universidades, nos meios de comunicação de massa . Neste sentido
evidencia-se que a Educação Ambiental deve ser realizado em diferentes
contextos, onde o fluxo de pessoas é bem significativo, onde as pessoas
interagem, trocam idéias, trocam experiências e praticas. Este estudo
possibilitou constatar também que os sujeitos atuantes nesses espaços não
percebem a Educação Ambiental como parte do seu cotidiano, vindo a não
acreditar que os locais de trabalho são ambientes férteis para á pratica da
conscientização do cuidado com seu espaço, para seu próprio bem estar, ainda os
entrevistados não se vem como atores desta prática e destacando só a escola
como espaço de desenvolvimento da Educação Ambiental. O estudo realizado
permite concluir que a Educação Ambiental não pode ser entendida como
propriedade de um espaço só, mas sim como um elemento que tem a se desenvolver no cotidiano social, vindo a perpassar todos
os meios onde o trafego social é
constante. Em especial nos espaços não escolares, a Educação Ambiental no olhar
dos indivíduos entrevistados esta muito longe de se desenvolver nestes
ambientes, pois os mesmos não vêm essa prática como obrigação deles e sim uma
prática designado a outros.
Palavras- chaves: Educação
Ambienta, Espaço Não escolar, Práticas
4° Seminário Intrapibid: O PIBID e as transformações na sala de aula de licenciatura-Ouvinte
1° SIEIF-Ouvinte-Comissão organizadora, ministrante da oficina:Decoração com materiais alternativos.
EXPERIÊNCIAS COM SOLO
PERMEABILIDADE, FERTILIDADE E CONSEQUENCIAS DO DESMATAMENTO
A BOLSISTA LUANA E OS ALUNOS DO 2º ANO DESENVOLVERAL EXPERIÊNCIAS PARA TESTAR A PERMEABILIDADE DO SOLO E AS CONSEQUENCIAS CAUSADAS PELO DESMATAMENTO.CONSTRUÇÃO DO TERRÁRIO
A BOLSISTA MONIQUE E OS ALUNOS DO 1º ANO CONSTRUIRAM UM TERRÁRIO PARA OBSERVAÇÃO DO SOLO E DE PEQUENOS BICHINHOS.O TEERRÁRIO |
MINHOCA |
TATUZINHO |
CARACOL |
ARANHA DE JARDIM |
Lindos!!!!!
ResponderExcluir